quarta-feira, 24 de setembro de 2008

#19 - Recadinhos e etc

O nosso curso de italiano acabou hoje! Sim, depois de muito choro e ranger de dentes (e inúmeras revisitas ao Passato Prossimo) hoje foi o teste final, o que significa como devem calcular que logo à noite há festa! Já dizia eu ontem ao Maxime, não sabemos onde nem com quem, mas vai ser de arromba.

Os últimos dias têm sido calminhos porque temos estado muito concentradas em duas coisas - a escolha bem complicada de novas cadeiras porque as que nós queríamos não abrem no primeiro semestre (how nice!) o que nos complicou o esquema mas como quem nos conhece sabe que nós não somos de desistir, imaginem que não foi um problema muito grande para nós - e claro, nos planos das nossas mini-férias que já estão concretizados: precisamente daqui a uma semana vamos a Munique ao Oktoberfest! Yey yey estamos muito felizes, não só por ser a nossa primeira viagem mas porque marca o início de um Outubro muitíssimo animado em termos de visitas e afins (pelo menos o que nos foi comunicado até agora!).
Ontem o Florian e o Maxime jantaram cá em casa, foi um programa light que incluiu arranjar-nos hotéis e voos ahah. O tempo está estranhíssimo, ontem à noite choveu e hoje esteve imenso calor, claro. Esperemos que agora que estamos de férias o tempo ajude e possamos ir à praia, visitar umas coisas, etc etc.

Antes de me retirar quero só dizer umas coisas:
António: ADOREI AS FOTOGRAFIAS DO SAM. É tão queriiiido, aposto que quando eu chegar já tem 2 metros. O mail terá resposta brevíssima, promise.
Raquel: Da bifana para a bitoca e a febra, é só dizerem a data que ficarei mais que contente por juntar as Ovelhas em Roma!
B: Hiiiii B! Se leres isto hoje, provavelmente não estou em casa para mostrar o quarto à Kate mas amanhã vemos isso :)
Jojó: Não percebi a mensagem mas não pude responder mi dispiace! Tens que me contar as tuas aventuras via msn ou assim.
Família: Ainda não recebi nenhuma encomendazinha. Estou à espera!

domingo, 21 de setembro de 2008

#16 - Facto

o chinês da nossa rua oferece brindes ao jantar.

sábado, 20 de setembro de 2008

#15 - Querido Oceano Atlântico:

O que tenho para te dizer não é fácil. Queria que soubesses por mim, antes de saberes por outra pessoa qualquer mas... troquei-te. O que te substitui não é um Oceano como tu, mas é um Mar. E aqui os romanos têm uma grande história com ele... com certeza que eu e ele vamos também ter uma história juntos. Essa história já começou.
Era só para te avisar que se calhar era melhor darmos um tempo. Não foi uma decisão fácil como calculas porque sempre estivemos juntos, mas agora que o conheci percebi que faz parte, é preciso dar mergulhos de cabeça noutros mares mesmo que não tenham profundidade suficiente para tal. Sei que vamos ficar juntos, mas por agora não dá.

Ainda te amo, e por isso desculpa-me. Mas por enquanto vou só ficar por aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

#12 - Reportaggio fotografico

Algumas notas muito rápidos:

Domingo passámos o dia mais cansativo de sempre: não fizemos absolutamente nada, acordámos tardíssimo e só saímos de casa à hora do jantar para ir comer bolo para casa da Cécile e ver Sex and the City.

Segunda-feira houve uma festa em Trastevere mas não estava lá assim tanta gente então acabámos a noite como de costume na zona da Piazza Venezia, no mesmo bar de sexta-feira. Antes disso estivemos toda a tarde à espera da Mrs. Molini que vinha cá e se esqueceu. Nada mais a declarar.

Ontem terça-feira não tivemos aulas, fomos a uma apresentação de um ex-ministro do trabalho que apesar de tudo não foi o ponto alto do nosso dia (strange?), viemos tratar de coisinhas da casa e pôr cartas no correio, e esperámos pela Mrs. Molini que chegou duas horas atrasada, à hora a que estávamos a saír para ir ver o Roma. Volta cá hoje, daqui a 45 minutos (ou pelo menos esperamos que sim). Depois fomos para a Piazza Navona e lá ficámos até tarde, de tal maneira que tenho cerca de 3h de sono em cima e portanto hoje vamos só dormir. E ver gossip girl antes disso. E talvez ir ver o jogo dos rapazes à Piazza Bologna - é tão perto!
Fiquem com as fotografias que estou muito cansada para escrever mais. Beijinhos!

Nós e a Cecile. Local: mesmo de sempre



Sara, Maxime, Marta
Esta já é a nossa casa! Ou pelo menos a nossa paragem de autocarro habitual
il stadio olimpico (não se enganem com a aparência vazia, o nosso lado estava CHEIO e nem nos conseguimos sentar - pelos vistos os bilhetes mais baratos são no meio dos tiffosi romani)
Forza forza grande Roma! O homem que se vê na fotografia esteve o tempo todo a olhar para trás para a multidão e a cantar. Pergunto-me para que pagou ele o bilhete? Se calhar tem bilhete de época. Mas se não vai lá para ver os jogos não faz muito sentido pois não?)
Estava emocionante. Quase que ganhámos, bummer. Para a próxima chegamos mais cedo para arranjarmos lugar sentadas - apesar de o Matthew me ter sugerido que me fosse sentar ao pé dos tiffosi e depois maybe-it's-not-a-good-idea-because-i-thing-you'd-probably- be-raped-by-these-guys.

domingo, 14 de setembro de 2008

#9 - Il giorno degli portoghese

Desculpem a minha falta de comparência aqui mas não temos tido grande tempo... desde quarta-feira que as festas se sucedem, e para vos contar tudo era preciso uma eternidade! De qualquer maneira, a primeira foi no Dom, o primeiro jantar de Erasmus! O mingle continua, desta vez com mais pessoas conhecidas na nossa aula-nível-dois: o Florian que é alemão, o Rudolf que é austríaco e muito sinceramente considerado uma bomba por amiguinhas novas já referidas (não percebemos bem porquê) e a Anna, a sueca, que é a mais querida do mundo! Conhecemos também a Marie que é uma amiga da Anna, não fica cá em Roma infelizmente porque é uma pedra de 1.86m de altura! É a maior risota e canta nos autocarros as músicas em modo semi-ópera. Na quinta ficámos por casa, deitámo-nos cedíssimo.. É que depois de um primeiro jantar de Erasmus tem sempre muita graça ter aulas de italiano às 9:30!

at the Dom: Abbie & Sara
Ross, Marta, David, Sara
Este post vem em atraso, com o principal propósito de relatar o nosso primeiro sábado oficial em Roma!
Começando talvez por sexta-feira... O tempo que eu disse que estava fantástico, imaginem só, deixou de estar! Fez a maior tempestade do mundo e admito que morri de medo, até porque o Jacob tinha ido jantar fora e estávamos sozinhas. Lá conseguimos jantar a nossa massa com atum, aliás, íamos começar a comer quando ouvimos o maior estrondo do mundo e percebemos que a janela do quarto da Marta se tinha partido em cacos. Depois íamos encontrar-nos no Termini (que é basicamente o nosso meeting point para todo o lado porque passam lá os autocarros todos) com os irlandeses, o Ross e o David, mas quando saímos de casa estava a chover a potes e tivemos a maior sorte do mundo: estava um taxi à nossa porta! Lá acabámos por ir para a morada que eles nos disseram, pensámos que era um bar mas surprise: party na casa da Anna. É by far a melhor casa vista até hoje. Mais mingling visto que começou a chegar basicamente toda a gente e depois fomos saír para o Nag's Head. De relatar que o Ruben que é o espanhol e o Florian me obrigaram a falar italiano com eles, eu estava tão bem sintonizada no espanhol mas eles decidiram que tinha mais piada dar-me baile e fingir que não percebiam, ha ha
Entretanto arranjei umas fotografias de terça e quarta-feira, um bocado em atraso mas mas mas fica sempre bem mostrar:
nella mensa: Oliver, Marta, Sara, Cécile
Piazza Bologna: Sara, Philippe, Oliver, Jasmine (reparem no meu bronze!!!)
Hoje foi sábado, dia de limpezas! Yeah! Fizemos duas máquinas de roupa, mudámos os lençóis, lavámos a loiça toda dos armários e a casa de banho, pendurámos a roupa e varremos. De notar que nenhuma de nós tinha mais lençóis condizentes no armário, damn Mrs. Molini! A minha capa da colcha é agora muito linda às pintinhas encarnadas para evitar umas cornucópias cor de rosa com rosinhas.
À tarde fomos com o Jacob a uma zona de Roma que é a EUR (Exposição Universal Romana), que foi mandada construír pelo Mussolini, um bocado como a nossa Exposição do Mundo Português da qual como sabem resta o Padrão dos Descobrimentos! Depois disso a Marta e o Jacob foram fazer uma mini-tour organizada pela organização de erasmus da faculdade mas eu não estava muito in the mood e vim para casa descansar (e tirar a roupa do estendal - quem adivinhar qual é a tarefa caseira de amanhã ganha um prémio especial!) e ver um lindo filme português até que chegaram eles com a Anna e a Marie que vinham jantar connosco! Claro que os cozinhados da Marta fizeram sucesso e já estamos convidadas para ir cozinhar lá a casa ahah.
Depois disso fomos até Trastevere onde nos encontrámos com a Joana e conhecemos os outros portugueses que estão a viver com ela. Entretanto já todos decidimos ir ter à Piazza di Spagna que era onde estava toda a gente, e pelo caminho encontrámos a Leonor também com os portugueses que moram com ela - por esta altura a Joana diz-nos que somos mais ou menos 20 portugueses em Roma. Vinte! É imensa gente!
Já na Piazza di Spagna, fomos até à Piazza Navona e depois fomos quase todos (desistências pelo caminho não faltaram) para um bar que não me lembro do nome muito sinceramente, ao pé da Piazza Argentina. A música estava péssima mas ainda me consegui rir com uma americana que me perguntou se eu também era (e que disse que eu tinha um óptimo cabelo yey!) e com uns italianos que vieram falar connosco e eu e a Marta começámos a dizer que éramos americanas e com uns grandes sotaques a fingir que não percebiamos nada, foi a maior risota.
No caminho para casa OUVIMOS FALAR PORTUGUÊS: e foi aí que conhecemos os de engenharia, que eram na maioria do Porto, e até os que não eram já tinham apanhado o sotaque, e viemos com eles no autocarro até ao Termini. E chegámos à conclusão que o nosso número de possíveis portugueses aumentou para 30 e muitos (já a contar com o sabe-que-vem e o conhece-o-amigo-do-amigo claro)! A melhor notícia de todas? O autocarro que apanhámos depois pára mesmo na esquina da nossa rua. É quase um porta-a-porta!

Peço imensa desculpa pelos meus fracos registos fotográficos, ando reduzida a quase nada porque ainda não tenho o meu cabo. Mas prometo seriamente que vão começar a ver-nos mais vezes!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

#5 - Mingling

nota prévia: este post é dedicado ao zé que gosta muito de por caras nos pontos de interrogação - para que não restem dúvidas à posteriori :)

O dia dedicado ao mingle começou com o teste de italiano: aparentemente havia dois, um básico e um muito difícil... adivinhem qual é que nos calhou? Exactamente. Espero que fiquem contentes por saber que correu medianamente-alto bem! Amanhã começamos as aulas, mas pusemos uma petit note em cima a dizer que queremos ficar juntas.
Entretanto conhecemos imensa imensa gente, como sabem ainda não tenho o cabo da máquina mas quando tiver mostro as fotografias de toda a gente. Para saberem de quem estou a falar, passo a enumerar:

De manhã conhecemos finalmente as portuguesas. São a Joana e a Leonor, são amorosas e estão com imensos portugueses nas respectivas casas portanto contas feitas no total somos uns 15 portugueses a viver em Roma! (e nós ainda não conhecemos mais ninguém como imaginam)
Depois estivemos a minglar mais com a Cecile que é belga e é a maior pedra, esteve a contar-nos as suas aventuras da vida com mais três miúdas em casa. Tem um amigo que é semi-estranho, com um corte de cabelo loiro-liso-comprido-quase-pelos-ombros e óculos, vagamente parecido com um boneco que eu tinha nos sims.

(INTERROMPO A MINHA DISSERTAÇÃO PARA INFORMAR QUE ACABÁMOS DE COMEÇAR A FAZER A NOSSA PRIMEIRÍSSIMA MÁQUINA DE ROUPA, COM TOALHAS BRANCAS DE BANHO DO IKEA E PANOS DA LOIÇA.)

Já tinhamos conhecido ontem, mas no mingling da tarde no qual fomos fazer uma visita ao outro lado do campus - que by the way é o sítio de faculdade mais bonito que alguma vez vi na vida visto que era a casa do genro do Mussolini - ficámos mais amigas das inglesas, a Sophie que é loirinha e mais baixa que a Marta, e a Abby, que é morena e tem uma amiga portuguesa. Já lhes contei o meu dog drama visto que nesta cidade TODA A GENTE TEM UM WHITIE. Não é nada justo. Falámos mais também com a de Singapura, a Yasmin que nos ensinou o seu nome chinês apesar de não me lembrar bem de qual é agora, e finalmente com a dinamarquesa que acho que era a Celia, que é alta e loira e vive sozinha desde os 16 (!!) anos, e agora está cá com o seu namorado italiano que conheceu numas férias na Sicília. Até eu que não sou muito de romances achei esta história amorosa! Há ainda um grupo de espanholas, dentro das quais se encontram... a Marta e a Sara. Fantástico! A Sara é de Madrid, é amorosa, estive a socializar com ela em espanhol e ela disse logo que eu era a tocaya dela, que é o nome que se dá em espanhol a uma pessoa que tem o mesmo nome que nós. Ontem conhecemos a Nieves, morena de olhos azuis, não é muito faladora mas gostei dela!
Relativamente aos rapazes, temos o Maxime que é o belga e com quem combinei que só ia falar francês para praticar. É muito simpático e é nosso vizinho, vive na rua de trás! Há também o dinamarquês mas eu não sei o nome dele porque esteve mais mingling com a Marta, e claro o nosso Jacob que não posso adiantar mais mas já está muito bem cotado entre a female population! E claro, falta falar do Oliver que é o inglês acha muita piada ao facto de sermos portuguesas. Está sempre a pedir para falarmos em português ou em brasileiro com ele e chama-nos "bonitaradas" porque parece que em tempos teve uma amiga brasileira que era bonita mas um bocado taradoca portanto é uma espécie de mingling entre os dois termos. Os restantes tenho que admitir que não me lembro muito dos nomes deles... estava sempre a trocar-lhes os nomes e claro, é de referir que a percentagem de miúdas deve ser uns 70%.

Juntando tudo isto ao meu lindo italiano, a Marta acha que vou voltar para casa uma perfeita poliglota: falo espanhol com os espanhóis, francês com os belgas e italiano com os italianos. Este último ainda mal e porcamente mas faz-se o que se pode! (hoje perguntei em italiano ao vizinho de baixo como se chamava o seu cãozinho - lulu - e quantos anos tinha - catorze.) Decidimos ainda em definitivo que NÃO GOSTAMOS DA MRS. MOLINI que nos quer obrigar a ter uma empregada doméstica e a avisar quando tivermos cá gente!

Quanto ao resto do mingling, quero dizer principalmente à Inês Ferrão que AMANHÃ É A PRIMEIRA FESTA DE ERASMUS! Yeah! Temos que levar um cocktail dress or fashion o que leva a que todas as meninas fiquem em dramas de o-que-vou-vestir! Vamos ver como corre, bem de certeza!
Aguardem mais notícias na sexta-feira, muitos beijinhos para todos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

#4 - La maggior giornata

Hoje foi oficialmente o dia mais longo. Chegámos agora a casa depois de um dia que começou muito cedo - às 8:30 da manhã.

Descobrimos o caminho para a LUISS (com grande ajuda do Jacob) e tivemos a nossa primeira Erasmus presentation! Não vou dizer de todo nada sobre ninguém porque mais tarde posso vir a gostar ou desgostar deles e portanto não quero causar más primeiras impressões MAS AS CHINESAS SÃO A MAIOR PEDRA A APRESENTAREM-SE. Pronto já disse. Elas diziam o seu nome chinês e o seu nome inglês e depois um "thank-you" no fim! Quanto aos portugueses, somos só nós e mais duas da nova que ainda não conhecemos porque devem ter ido à presentation session da tarde.

Depois voltámos com as inglesas e os de Singapura, fomos almoçar, fazer uma visita ao supermercado - acho que vão gostar de saber que já se pode viver 24h por dia nesta casa incluindo refeicionar - e conhecer a nossa landlady que como sabem é a Mrs. Molini (não tenho a certeza de ter gostado muito dela though). Depois fizemos uma viagem louca até ao ikea dos subúrbios que foi de onde viemos agora! Estamos bem exaustas portanto vamos só digerir o jantar e depois caminha. Arrivederci!

sábado, 6 de setembro de 2008

#2 - Il secondo giorno

Hoje vimos os primeiros portugueses de Roma: fomos ao Campo di Fiore e vimos uma data de miúdos sentados a tocar guitarra, que nos disseram um ciao muito amigável ao que nós respondemos olá e eles entraram no maior excitamento "SÃO PORTUGUESAS!!!" enfim.

Continuamos os nossos passeios! Hoje andámos imenso, Campo di Fiore, Piazza Navona e até chegámos a ir ao Vaticano mas ficámo-nos por fora já que as filas como imaginam são enormes, portanto decidimos guardar essa visita para um qualquer dia de semana, de manhã cedo!
Há duas particularidades sobre o trânsito aqui, a primeira e mais gira é o facto de haver um sinal amarelo para os peões (de notar que o verde passa muito muito rápido) e a segunda é a terrível falta de consideração pelas pessoas nas passadeiras. Só páram se nos atirarmos quase para a frente e mesmo assim não é garantido...

A Marta já conheceu o vizinho do segundo andar que tem um cão e não fala uma palavra de inglês e descobrimos que o Jacob é grande fã de pasta. Já temos os nossos nomes na caixinha de correio e a morada para os interessados em escrever-nos cartinhas queridas :) Outros detalhes importantes: já temos uma varinha mágica para fazer sopinha, e vi o vizinho do prédio do lado em cuecas quando fui fechar as portadas. Fantástico!

De qualquer maneira, estamos a gostar muito disto aqui e dos seus trinta e muitos graus. Isto é tãoo bonito digo eu, mas ainda não estou muito a pensar que agora esta é a minha casa. É como diz a Marta, parece que viemos para o Algarve! Anyway, espero ter mais notícias brevemente!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

#1 - Ciao Roma!

Sem posts de antecipação, sem pré-aviso, sem nada que se pareça, quero só dizer que já estou a comunicar de Roma.

As primeiras impressões são que isto é tudo muito lindo, está um calor de morte (40º!!!) portanto imaginam que hoje estivemos muito à fresca a arrastar as nossas lindas malas pela cidade! De resto, ainda não desfizemos as malas porque conseguimos apanhar internet de alguém aqui do prédio e estamos a aproveitar antes que a pessoa descubra! ahaha

Ah, a casa é enorme, mas não tem sala, os quartos das meninas têm king-sized-beds, uma mobília que nada condiz com nada e tudo é bem azul (a Marta tinha um quadro que já está escondido) e tenho inclusive uma mesa no meio do quarto que é de onde estou a comunicar agora! Temos um flatmate que se chama Jacob e é dinamarquês, e apparently safa-se melhor que nós no italiano o que é impressionante! A esta hora ainda está IMENSO CALOR portanto aguardem further information quando eu tiver realmente coisas para dizer e fotografias para mostrar, etc etc! Muitos beijinhos

PS. Deixem-me comentáriozinhos muito lindos para eu saber que estão vivos! ahah