segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

#95 - Hey, meet my sister!

Sexta-feira foi um dia importante. A verdade é foi porque fui à aula das 8:30 numa sexta-feira, inédito! Depois peguei em mim e a direcção era o Termini, onde além de uma mulher sinistra a gritar "BON NATALE!" estava o chamado Leonardo Express. A direcção? Fiumicino. O motivo? Raquel.

Quem diria que um dia voltava a ver Raquel?, teria dito o Manel Cruz. Apanhámos o autocarro de volta para o Termini, sempre a por novidades em dia, depois viemos deixar as coisas a casa onde a Raquel deu os presentinhos de Lisboa: croquetes e pastéis de nata, que são as coisas que eu tinha mais saudades (bifes da Portugália não iam chegar cá comestíveis). O tempo é que não estava muito nosso amigo, mas mesmo assim fomos para a Piazza di Spagna para almoçar e aproveitar bem o dia. Estava a chover a potes e alguém se esqueceu do chapéu de chuva, portanto estivemos só a ver lojas na Via del Corso e claro que a pergunta era inevitável: "Gemelli?" "No, ma siamo sorelle!" - e isto aconteceu mais do que uma vez. À noite tivemos um jantar de família com o Maxime e com a Marta e depois fomos para uma festa em casa da Begoña, do Raúl e da Alejandra onde a Raquel foi apresentada a todos os amigos erasmus que acharam que eu e a minha sister éramos iguaizinhas. A Marta foi buscar a Maria, a Marta e a Filipa ao Termini, o Maxime ficou na festa e eu e a Raquel fomos para o Gilda mandar uns bailes, ha ha ha.


No dia seguinte, visto que não nos deitámos nada cedo, acordámos às 11 e fomos passear a pé: Colosseo, Circo Massimo, Boca della Verità, Pantheon, Piazza Navona, Campo di Fiori e depois fomos para os Museus do Vaticano ver a Capela Sistina, visto que seria impossível nos dois dias seguintes. À noite tivemos um jantar de meninas - as 6, em pares de irmãs! - no Formula Uno, claro. Ainda fizemos uma flash appearence na festa de anos do Stefaan e da Lisette que era no telhado. De relevar que o telhado tinha uma vista brutal que eu não via há meses sem fim: viam-se as luzes todas da cidade! Tive um mini momento de nostalgia da vista lá de casa (que agora da minha janela vejo muito bem a sala do vizinho do prédio da frente), mas depois decidimos voltar para casa e quando nos fomos deitar, depois de recebermos uma mensagem que alegrou e muito a nossa noite tomámos uma decisão que iria mudar o dia seguinte.

A antecipar o dia 15.02.2009

5:30 da manhã toca o despertador mas decidi que tinha direito a mais 25 minutos de ronha - isto significa que eram 6:30 quando saimos de casa para o nosso programa: ver Roma de madrugada, como eu nunca tinha visto. Piazza Barberini, Fontana di Trevi, Chiesa della Trinità dei Monti, descida das Spanish Steps, Piazza del Popolo, Via del Corso, Piazza Colonna, Piazza Venezia, Piazza Argentina, Isola Tiberina e dirigimo-nos para a Porta Portese, para a Feira da Ladra aqui de Roma. Depois de quilómetros a andar na feira ainda fomos a pé para a Piazza San Pietro onde chegámos por volta das 11:45 para ver o Papa - que também falou em português!
Depois a Raquel quis muito vir a casa tomar banho e viemos, para depois nos dirigirmos a Trastevere e irmos à Igreja de Sta. Maria in Trastevere e jantarmos no Carlo Menta. O fim do nosso dia (de notar que isto foi TUDO A PÉ menos as viagens casa-Barberini, Vaticano-casa e casa-Trastevere) foi na Via Veneto.
O último dia também começou cedo - fomos ao Termini deixar as malas e dirigimo-nos imediatamente para o Vaticano (repararam que fomos lá todos os dias?) para subirmos pela primeira vez os 500 e muitos degraus até ao cimo da cúpula. Muita claustrofobia e vertigens depois chegámos lá acima - vale a pena.
Depois disto entrámos na basílica onde estava missa a decorrer mas nós fomos para o Termini outra vez. A visita da Raquel estava a acabar e lá fiquei no Binario 24 a ver o comboio a ir embora.
Em jeito de conclusão, tenho a dizer que não podia ter sido melhor. Foi uma novidade termos sido confundidas com gémeas - nunca tinha acontecido! Ah e também perguntaram se a nossa mãe era chinesa. Ou macaense vá. Acima de tudo, sabe sempre bem ter aqui a família e saber que vais voltar: ainda faltam provar 46 sabores de gelado!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

#89 - Ljubljana!

Estou de volta de Ljubljana! Após entrar no comboio para Veneza na quinta-feira, e de depois trocar para um outro com destino a Budapeste e paragem na Eslovénia, tendo uma viagem que não posso de todo categorizar no "agradável" - sim, o comboio pára no meio do nada com as luzes todas apagadas - lá cheguei, e tinha à minha espera a minha querida Maria e a Kate. Para me receber tinha também -3ºC, nice! Fomos comer o tal kebab que vos falei e fomos para casa dado o adiantado da hora.

Os dias na Eslovénia acabam às 4 e pouco da tarde. Sim, no segundo dia a Maria teve que ir fazer um trabalho de grupo com uns polacos e claro que quando acabou já era "de noite", mas nós fomos para o centro. Meus amigos, nevava e bem! Pelos vistos foi o primeiro grande nevão desde que eles lá estavam (os outros tinham sido mais pequenos, vá) e ficámos muito felizes de termos os nossos guarda-chuvas connosco. Eu que de manhã tinha decidido levar as pantufas tive que me arrepender da minha decisão quando senti uma pocinha no pé. Mas não foi grave, ainda demos umas voltas, fizemos umas compras e fomos ao supermercado comprar ingredientes para o jantar, que foi na "nossa" casa com a Kate, o Scholes e o Miguel. Jantar esse que tenho a dizer que estava muuuinto bom, sim houve uma tentativa de o transformar em waffles mas passámos por cima disso, visto que a Maria é fantástica em situaçoes-limite.

ja nao se ve disto em lado nenhum!

O relevante no Sábado, além de ter feito a minha primeira luta de neve (o nevão de sexta não foi em vão... acordámos e estava tudo completamente coberto!), tivemos uma festa em casa das Andreias por causa dos anos da Catarina que às tantas se tornou gigante visto que os polacos do corredor também estavam nessas andanças, e vi finalmente a segunda pessoa a visitar em Lubi: a Sara Banazol! As circunstâncias não foram as melhores, mas combinámos estar juntas no dia seguinte, o meu último dia por aquelas paragens... o que acabou por não acontecer. Aos Domingos está TUDO FECHADO. Tudo! Com excepção do mercator. E de um bar onde a Maria nos levou que juro que parecia um clube de strip. E da bomba de gasolina, como nós e o Miguel descobrimos à noite (preço: uma molha gigante. Depois da neve...) quando fomos comprar bolachas. Mas como já devem ter percebido, eu vinha-me embora no Domingo. Segunda de madrugada! Pois é.


em casa das Andreias, nos anos da Catarina

tipica cara: zona pedonal.

tirem as vossas conclusoes sobre o bar...

O que aconteceu foi que achei por bem ficar lá mais um dia. E os meus patrocinadores acederam ao meu pedido, portanto assim foi. Segunda feira acordar cedo, visitar a cidade, fazer compras e ir ao Castelo. Tudo isto com luz do dia, portanto imaginem a nossa pedalada. No castelo eu e a Kate ainda ficámos a escrever postais e to-do lists no café enquanto bebiamos capuccinos e chocolates quentes. Fomos a casa para eu ir buscar as malas e levá-las para a estação, jantei com a Maria e depois fomos para o spot das segundas-feiras lá: o Parlement. E aí sim, estive com a Sara mais umas horas (que me pediu encarecidamente para não voltar e eu ainda pensei duas vezes...) e depois era a minha hora mesmo. Estação e lá fui eu. Outro comboio assustador, não encontrar posição para dormir, um homem a ressonar e a carruagem dos fumadores, yes.


Para concluir a minha história só quero dizer esta viagem foi o melhor que podia ter sido. Estava a precisar de ver a Maria, tinha as maiores saudades de estar com a Sara e gostei imenso de conhecer os amigos das duas que foram impecáveis. B - MUITO obrigada. Estamos quase!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

#85 - Ni Abat-Jours V Slovenija

Mundo:

ESTOU EM LJUBLJANA! E' triste que aqui tenha net e em casa nao. O que se passa e que a Maria esta a fazer um trabalho de grupo em que e manager de uma banda (porque e que a nos ninguem nos da desses trabalhos?) e teve que vir para a faculdade ter com uns polacos - eu vim a net, visto que alguem deixou o computador aberto.

Estou aqui ha pouco mais de 13 horas e como tal ja tenho algumas impressoes formadas:

1. Esta MUITO FRIO. Ontem a noite estavam -3°C quando eu cheguei, e no entanto morri de calor durante a noite.
2. Tambem ontem, comemos o melhor kebab do mundo por 0,67euros.
3. "Portugues" como lingua escreve-se portugalščina. Nem faco ideia como e que se le.
4. O meu telemovel deu mesmo o ultimo grito. Rest in peace, 6630.
5. Agora estou a ler o meu blog em esloveno. O giro e que eles traduzem tambem o que esta em ingles! Zakaj? Tambem gostava muito de saber. Mas divirtam-se tambem.

Muitos beijinhos e ate segunda!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

#83 - Oh disgrace.

A nossa internet de casa nao funciona. Deixamos de conseguir apanhar o sinal do costume. Isto significa que o nosso querido vizinho slash detentor da rede de nome Untitled se zangou connosco e decidiu tirar-nos um dos nossos bens gratuitos mais preciosos.

Adeus, conversas com o mundo, adeus envios de emails! O vizinho assim o quer. De agora em diante, estaremos confinadas à sala dos computadores da LUISS e aos seus teclados horrorosos, ou ao Internet Point da nossa rua.

Quando conseguir fazer o upload das fotografias logo vos conto do que se tem passado por aqui.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

#74 - Sena è stata qui

Hoje assinalou-se mais um dia histórico cá em casa: a partida da nossa visita número... na verdade não as estou a contar, mas se não me engano é a visita #6 - isto se não contarmos com as visitas do Maxime, que agora também é parte da nossa pequena família.


E é ela...

A nossa querida Sena! O relato inteiro sabem que não o faço, mas quero apenas salientar uns pontos:

1. Quase matámos a nossa visita à fome no primeiro dia. Visto que o nosso restaurante preferido não estava aberto para almoços, tivemos que arranjar uma alternativa... bem longe diga-se de passagem. Mas correu tudo bem e foi o melhor panini de mozzarella e presunto da vida da Sena.

2. Entrámos pela primeira vez em quase 3 meses no Coliseu. Não tem grande coisa para além de calhaus - que neste momento são a minha especialidade para fotografar.

3. Entrámos também na igreja de Sta. Maria em Trastevere e tenho a dizer-vos que fiquei absolutamente abismada com a descoberta da Marta: um Sto. António completamente coberto de cartinhas - preces, oraçoes, agradecimentos - de gente de todo o mundo. Havia coisas escritas em todas as linguas, e claro que deixámos lá a nossa marquinha portuguesa. (Beb, ias gostar muito de ter visto!)

4. Levámos a Sena à Fontana di Trevi às quase 5 da manhã, e ela ficou completamente abismada. Sim, é linda e estava deserta - sem contar com o casalinho que estava lá a tomar banho. A sério.

5. Fui à Giuliotti (é assim que se escreve?) pela primeira vez e fiquei 100% feliz com o meu gelado.

6. Vimos cuecas e soutiens usados à venda no Vintage Market. E decidimos apenas comprar cd's.

Como podem ver, foi um fim-de-semana muito preenchido. Gostámos muito de ter cá a Sena, e daqui a pouquissimos dias embarcamos para a nossa proxima viagem: vamos encontrar-nos as 4 em Milão!

domingo, 16 de novembro de 2008

#73 - Heaven

vintage market, 16.11.2008 :)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

#68 - Rome, home.

É daqui que eu comunico com o mundo. Just for the record!

domingo, 9 de novembro de 2008

#66 - Domenica

Os domingos aqui são sempre pacatos. Digamos que hoje, depois de ter dormido as agora habituais 5 horas máximas, acordei por volta das 11 e qualquer coisa e fui ter com a Carlota que está aqui em Roma em casa da Joana para ir ao Vaticano e acabámos em S. Giovanni e na Pirâmide. Digamos que depois disso fui com o Jota ao Roma Est, que é literalmente no fim do mundo. Digamos que por volta das 8 da noite estávamos a voltar e descobrimos que o último comboio de Lunghezza - o subúrbio mais suburbano que eu conheço - era às 9:55 e tinha acabado de ser cancelado. Porquê? Porque amanhã há greve. Ainda bem que aqui se sofre por antecipação.


Nem vos conto o que é que se passou com a Marta. Fiquem na expectativa.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

#61 - Dopo Due Mesi

Dois meses depois. Acho que esta é a altura de vos dizer algumas coisas importantes.
- Em dois meses, conseguimos expulsar um flatmate. Aparentemente somos pessoas difíceis de lidar. Sim, já devem ter lido aqui que o Jacob se foi embora. Agora temos o Maxime, e a julgar pela festa que vamos ter de welcome-home na sexta-feira, está bem feliz connosco.

- Em dois meses, fizemos duas viagens. E fomos duas vezes à praia.

- Em dois meses, tivemos mais do que duas visitas.

- Em dois meses, fomos duas vezes ao estádio ver o Roma perder duas vezes. (a Marta está lá agora mas pronto, detalhes!)

- Em dois meses ainda não postei nenhuma fotografia do meu quarto. Tanto quanto vocês sabem, posso estar a dormir na casa de banho.

- Em dois meses, ainda usamos a net do vizinho. (António, tinhas razão.)

- Em dois meses, fiz um teste de Economia Pubblica que começava com Mick Jagger and Arnold Schwarzenegger also studied economics. Look where they are now. e não percebi qual era a verdadeira insinuação da frase. Mas para um teste cujo uma das perguntas era "qual o nome do ministro da economia italiano?" pareceu-me bem.
- Em dois meses, personalizámos a cozinha. E deixo-vos com estes pensamentos para perceberem que tipo de novidades é que chegam às nossas mãos:

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

#60 - :)

As minhas visitas mais aguardadas foram-se embora hoje. 4 dias apenas, uma cidade para ver e dois meses de saudades para matar. Missão impossível?

Gostei MUITO de vos ter cá - e como já comprovámos, dois meses não são nada. Obrigada por estes dias e principalmente por me terem proporcionado esta experiência que está a ser óptima!

PS. Agora que já perceberam que há gente REALMENTE perigosa na estrada, tenham em consideração o meu pedido de me deixarem conduzir quando me forem buscar ao aeroporto ahah

terça-feira, 28 de outubro de 2008

#54 - Isn't she lovely?


A minha companhia 24 horas por dia. Digam lá que não é a princesa mais lindinha?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

#47 - Budapest esteve em Roma

Após uma semana de ausência, há que falar do facto mais importante dos últimos tempos aqui pela Via P.: a chegada das nossas primeiras visitas. Sim, tivemos visitas!! Rui Gaspar, Mariana Boullosa e Gonçalo "Chase" Brito foram os felizes contemplados.

Desde o primeiro dia em que cá chegaram que ficou bem claro qual era o sítio preferido deles nesta cidade. Mais não digo que é para não estragar a vossa surpresa quando lerem em http://www.buda-fest.blogspot.com/. (esperamos ansiosamente que eles escrevam o seu post visto que agora eles vão andar ainda aqui pelas Itálias) E agora que os fomos levar ao T...al sítio, posso vir para aqui balancear a estadia deles.
Tenho a dizer que estes três nos quebraram a rotina familiar: jantares a acabar quase às 2 da manhã, computadores sempre cheios de gente, muitos passeios turísticos, ida à bola, quebra da linha de banhos - sim porque por toda a gente a mexer às 9 da manhã é obra - e até ajuda preciosíssima nas tarefas domésticas da cozinha (o Chase lava a loiça como ninguém, o Rui é uma verdadeira fada do lar e quanto à Mariana, não há couve que lhe resista). Não existem registos fotográficos da passagem pelos nossos quartos que agora me parecem completamente vazios, nem pela cozinha que ficou completamente devastada, coitadinha.
Resumindo e concluindo... Gostámos muito de os ter cá, foi óptimo vir cá gente do "mundo real" como eu fiz questão de dizer aos nossos amiguinhos Erasmus, e admito que tenho muitas saudades deles e de os obrigar a acordar e tomar banho, de ver o espanto genuíno do Rui com a minha colecção musical, ouvir o Chase a dizer oh Marta não fales assim com o Jericó e de termos conversas de meninas com a Mariana, que foi sem dúvida a melhor surpresa desta visita.

Estamos muito ansiosas pela nossa ida a Budapest! - e pronto, coisinhas lamechas. (damn lastminute.com!)

P.S. Temos tantos registos fotográficos que foi impossível escolher fotografias, lamento.
P.P.S. É importante referir também que a Marta se esmerou principalmente nestes cozinhados dos últimos dias. Eles até levaram um tupperware para a viagem....
P.P.P.S. Sim, parte da nossa viagem consistiu em irmos ao Estadio Olímpico ver o Inter dar 4-0 ao Roma - NÓS VIMOS O MOURINHO!!!! - e sim, quero mandar um olazinho especial aos invejosos. Já dizia o Rui, se queres dançar e não tens par chama o António!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

#40 - Random

O blogger é maluco. A atestar está o facto de não me deixar nunca postar fotografias e hoje, assim de repente bora lá fotografias! Portanto aqui estão alguns highlights das últimas semanas que não puderam ver:
Quoting: "as miúdas mais giras da noite". O meu ego está a mil, just for the record!
Não me vou pronunciar sobre isto
Hello mojitos!
Marta, Roisin, Sophie, Freya, Lucy, Sara
Quando a Johanna me ensinou a dizer ich mag dich.

A.M.: Oliver's 21st


Nós e a C. no parque (tentámos em vão ir ao zoo)

MTV+CocaCola+Itunes = THE CURE À PALA + 140 canções grátis no itunes. admito que foi o meu highlight preferido dos últimos tempos. Barberini

P. Spagna